Páginas

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O Negro no Brasil




Alan Cardoso


Certa vez , Quando fui convidado á Escrever algo sobre á vida dos negros no Brasil , á princípio , pensei em fazer uma pesquisa Da chegada dos mesmos aqui em nossa terra , do seu sofrimento no cativeiro , etc. no entanto logo percebi que havia muitas obras á esse respeito , como novelas , livros , filmes etc . (Obras essas pra nós , não muito confiáveis , mas também não quero entrar neste mérito) aí resolvi falar um pouco do negro da atualidade. E essa idéia mim veio ao observar duas pessoas próximas á mim conversando sobre esse assunto , e nessa conversa , falavam sobre as roupas que os negros usavam . E uma dizia : PRETO de verde só pode mesmo ser devoto de São Cosme e Damião , enquanto a outra ainda dando risadas , falava , e de vermelho , PRETO de vermelho parece o Diabo , fiquei um pouco irritado com aquela conversa não pelas comparações pois sendo católico nada tenho contra os gêmeos santos não gostei da maneira em que eles foram colocados e quanto a segunda comparação achei-a simplesmente ridícula dado que com certeza elas nuca tinham si deparado com o diabo para ter uma idéia de como ele seria e pensei em entrar naquela conversa , porém , achei melhor ver até onde elas iriam . E continuaram e PRETO vestido de branco , enquanto a outra respondia é pai de santo , Aí decidir sair , e enquanto saia ainda deu para ouvir - de amarelo , é um preto artista e quer aparecer .

Naquele momento refleti bastante sobre á história de nós NEGROS e sobre á conversa das duas mulheres , logo concluir que o que havia de errado , não era a cor da roupa da pessoa , e sim á cor de sua própria pele e esta reflexão mim fez lembrar de outras colocações do tipo : quando em uma família tem um membro eu diria desvirtuoso , logo si diz é a ovelha NEGRA da família , ou quando uma outra família tem uma filha de comportamento vulgar logo si diz aquela (NIGRINHA) , bom , já deu para perceber , que durante os séculos , tanto os portugueses , quanto os próprios brasileiros , si valeram de vários artifícios , para de uma maneira camuflada , fazer uso da DISCRIMINAÇÃO RACIAL no Brasil , e sendo eles pessoas de poder , condição necessária para ser formador de opinião naquela época . Acabaram não somente satisfazendo seus próprios brios doentios , taxando á nós negros como raça inferior , mais também , conseguiram , confesso que não sei como , colocar isso na cabeça dos próprios NEGROS que com o tempo começaram á educar seus filhos como si fossem de fato inferiores .

O fato é que passou da hora de nós negros nos conscientizar de que somos tão importantes como qualquer pessoa de qualquer outra raça e assim nos colocar na sociedade de maneira á deixar claro que não estamos mais dispostos á aceitar coisas do passado e que quase tudo de belo culturalmente falando , fabricado no Brasil e porque não economicamente também foi feito ou inspirado por nós negros e que urge uma revolução de consciência do nosso povo .


Alan Cardoso

Um comentário:

Ednalva Santos disse...

Ednalva P.Santos

Comentário sobre o texto de Nizan Guanaes.

O texto nos remete à reflexão de que é necessário a todo homem ter ciência de que a nossa existência deve ser permeada pelo SER HOMEM, e não simplesmente pelo AGIR DO HOMEM, pois devemos buscar sempre um sentido as nossas ações perante a nossa realidade, enquanto sujeitos criadores da nossa história.