Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Comunidade de Acupe Mantém Tradição de Transporte com Carroças


Apesar de já estarmos avançando no século XXI a comunidade de Acupe, distrito de St°. Amaro-Bahia, mantém a tradição de uso de carroças para transportes em geral.


Foto: Alan Cardoso




Aqui tudo pode ser levado na carroça desde Geladeira até materiais de construção.


Foto: Roger Amorim


Foto: Alan Cardoso



As carroças são usadas até nos momentos de festas onde elas são usadas para carregar materiais necessários para os festejos.


Foto: Arnaldo Ramos



Não se sabe exatamente quantas carroças existem na comunidade, mas seguramente mais de trinta e cinco meios de transportes como esses circulam diariamente pela comunidade.

Foto: Roger Amorim



Como o uso das carroças é intenso alguns efeitos colaterais podem ser observados, por exemplo, é possível ver claramente alguns animais com excesso de carga, além disso, alguns dos animais utilizados pelos "carroceiros" ficam soltos pela comunidade o que pode causar acidentes.

Foto: Roger Amorim



Foto: Alan Cardoso




Fontes Pequisas Na Comunidade
http://twitter.com/#!/allancarddoso
http://www.aestoriadahistoria.blogspot.com/
29/12/2011

3 comentários:

lucimara de jesus da silva disse...

disse...

Realmente é visivél eo mais interessante é quem os donos a maioria são jovem de 25anos pra baixo.
quem imaginaria que nos dias de hoje com motos carros de segunda mão que logo os jovens aderissem as caroças,determinadas pessoas tem até um certo preconceitpo.
o ruim disso tudo é que já presenciei bastantes maltratos com os animas,apesar de carregar bastante pesso seja embaixo de chuva de sol ainda apanham e muito.

Josenildes Nascimento dos Santos disse...

Com certeza as carroças são um meio de transportes muito importente na comunidade de Acupe e que tornou mais facil a vida das pessoas que precisam levar um objeto de um lugar para o outro.É por isso que as carroças se tornou uma tradição em nossa comunidade.

deise silva disse...

E interesante que a comunidade de Acupe mantenha essa tradeçao de transporte com carroças apessar que a comunidade ja tenha outros meios de tansporte.e o dia a dia da comunidade se torna mais facil com esse trasporte atraves da ajuda dos animais apessar de tantos anos de tradiçao ou seja de cultura.