Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ah! Acupe.


Ah, Acupe. Se pudesses Reconhecer o valor que tens Não para ti posicionares acima dos outros, mas sim para te orgulhares.

Foto: Roger Amorim



Orgulhares não somente deste lindo e rico litoral que banha tuas costas, que alimenta teu povo e que sustenta tua economia. Orgulhares não apenas de tua beleza física e de tua posição geográfica privilegiada tendo como divisas as águas abençoadas da baía de todos os santos, mas orgulhares, sobretudo, do teu povo.

Foto: Arnaldo Ramos



Este povo de origem predominantemente negra que projetou para tuas terras um paraíso, Uma terra sem males, enfim... Um sonho de liberdade. Sonho Esse que ainda é fruto de esforços de muitos dos teus filhos, filhos esses conscientes do teu valor, Não do teu valor comercial ou financeiro, que nada tem de beleza, ao contrário de tua cultura.


Fotos: Arnaldo Ramos





Foto: Alan Cardoso


Foto: Alan Cardoso



Cultura essa de deixar pasmos olhos viajados basta entrarmos pela encenação da luta de libertação do Nego Fugido, Pelas caras horrendas de tuas caretas, Pelos vultos insolúveis das Bombachas e Mandus, pelas cavalgadas alegres de tua burrinha, Entre outros.
Esta terra de aguas e terra quente que á muito tempo descobriu o significado da palavra Ecumenismo, Convivendo pacificamente com as mais diversas religiões.

Foto: Arnaldo Ramos



Foto: Alan Cardoso






Não poderia terminar esta nota sem falar do teu Porto.


Foto: Alan Cardoso



Que é ponto de encontro dos poetas e artistas além de lugar referência para cultura local. Esse ambiente “pitoresco” Não só pela visão das canoas manobradas com habilidade pelos pescadores Que se revezam Também em destrançar as redes, Mais sim, pela emoção da partida por parte de quem fica, e pela expectativa de encontrar o que si deseja por parte de quem vai.


Foto: Arnaldo Ramos




Enfim, Acupe, Que o limite da Evolução da tua cultura e de beleza do teu povo não seja menor em nada do que este imenso céu que te olha de cima e te abençoa á todo Momento.




Alan Cardoso
02/09/2011
http://www.aestoriadahistoria.blogspot.com/
http://twitter.com/#!/allancarddoso
Texto de: 31/10/2002

3 comentários:

Elielson disse...

Apaixonado pelos jovens de Acupe, contemplo estas palavras, que sem meias verdades, expressam a mais bela verdade.
Como admirador deste ambiente, ofereço o meu GRITO! sem pedir gentileza.
Parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Alan e Elielson,
Vocês são obras primas do Deus criador.Fico feliz por fazer parte da vida de vocês mesmo á distância, quero agradece-los pelo o trabalho maravilhoso que ambos desenvolvem em ACUPE. Esses jovens, adultos, crianças e idosos são abençoados por terem pessoas como vocês, capacitadas e bem amadas por todos distribuindo simpatia, doando-se ao próximo com amor, compaixão, caridade e acima de tudo com humildade em prol do desenvolvimento pessoal e de toda a humanidade. Deixo aqui o meu orgulho de te-los com amigos, irmãos, amo muito vocês!

Parabéns pelo trabalho!!!

A Estoria da História disse...

Meus amigo(a)s só quem está na ponta da lança... na linha de frente dos trabalhos sociais conhecem realmente as dificuldades por isso todos nós estamos de parabéns, não por ter feito algo no social, mas por perseverar nessaárdua tarefa.

Alan Cardoso