Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Domingos Fiaz Lança Seu Segundo Livro Em Cerimônia Realizada Em Acupe

Prof. Domingos Fiais. Foto: Alan Cardoso



No dia 29 de Setembro de 2012 foi realizada no Centro Cultural Dom Hélder Câmara em Acupe, diante de uma plateia composta por escritores, professores e intelectuais da comunidade e região a Cerimônia de Lançamento do livro. Acupe em Citações. Segundo livro do escritor Domingos da Hora Fiais.


Capa da Frente do Livro Acupe Em Citações


O Livro Acupe em Citações, segunda obra de Domingos da Hora Fiais é fruto de uma minuciosa pesquisa sobre o Distrito de Acupe, pesquisa essa realizada durante anos pelo autor, nesse volume encontram-se importantes informações históricas sobre os primeiros povos que povoaram a comunidade de Acupe, sua localização geográfica, importância e legado dos engenhos de: Acupe, Murundu, Bângala e São Gonçalo do Poço o livro Acupe em Citações lança também um olhar sobre os arquipélagos dessa região os fenômenos e desastres ambientais ocorridos no Distrito o livro também exalta a diversidade cultural o trabalhos das missionárias italianas e a memória local.


Professora Alzerina Ramos



A cerimônia de lançamento do Livro Acupe em Citações foi aberta pela Educadora, fundadora e coordenadora da Escola Infantil Paroquial de Acupe, Alzerina Ramos, em sua fala a professora Zezé falou sobre a evolução dos espaços educacionais da localidade da luta das pessoas da comunidade para usufruir do direito á educação a professora Alzerina ao final da Cerimônia entregou uma placa á Domingos Fiais com os dizeres o parabenizando pelo trabalho de registros das tradições locais.


Ednalva Da Purificação, Representante das Obras de Acupe



Judite Barros, Escritora do Livro: Saubara dos Cantos, Contos e Encantos.




Além da professora Zezé foram também convidados a falar durante o lançamento as seguintes pessoas: Adriano Pinto do Arquivo público municipal, Professora Maria dos Prazeres Barreto (Zezê), Professora Maria José Lopes (Rosa), Danilo Evangelista, escritor, Ednalva da Purificação das Obras Assistenciais Comunitária da Vila de Acupe, Pe. Edson Medeiros, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Soledade, Josecks (Zek), artista plástico, Antônio Canuto e Judite Barros, escritora, autora do livro: Saubara dos Cantos Contos e Encantos.


Foto: Alan Cardoso



Em sua fala, o autor emocionado falou sobre esse seu segundo livro que o mesmo chama de CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE ACUPE, das dificuldades encontradas para que o mesmo fosse lançado e da importância de aos poucos ir registrando as histórias, comportamentos, modo de vida e conhecimentos da comunidade, antes presentes apenas na oralidade das pessoas.


Danilo Evangelista, Membro da Academia de Letras do Recôncavo e Alan Cardoso



Capa do Fundo do Livro Acupe Em Citações

Nenhum comentário: