Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Paroquianos de Acupe Lembram Tragetória de Criação da Paróquia Com Realização de Missa Festiva Com Padres que Trabalharam na Comunidade

Foto: Alan Cardoso

No dia 28 de novembro de 2011, uma segunda feira, foi realizada em Acupe uma missa especial, presidida pelo monsenhor Walter e co-celebrada pelo Frei Lucas e pelos padres Nilberto, Adeílson e Edson. A celebração foi em lembrança ao decreto 018/2010 que tornou a então comunidade da paróquia de S. Domingos de Gusmão, em Saubara, na Paróquia de Nossa Senhora da Soledade em Acupe.

Foto: Roger Amorim


Como se sabe a trajetória de fé da comunidade de Acupe teve início há alguns séculos no Milagre de São Pedro, local hoje conhecido por Fazenda Acupe Velho, até que, segundo pesquisadores da comunidade a Imagem de Nossa Senhora da Soledade foi encontrada em alto mar por um grupo de pescadores quando faziam o único lance do dia. Ainda segundo algumas pesquisas mais tarde foi construída uma igreja em homenagem a santa em um terreno onde funcionava um antigo cemitério, local em que até hoje está situada a Igreja. A partir daí deu-se continuidade na a caminhada desta comunidade cristã, agora tendo Nossa Senhora da Soledade Como Padroeira.

Foto: Roger Amorim


Desde os primórdios dessa comunidade Cristã havia o anseio de formar em Acupe uma paróquia, entretanto essa ideia tornou-se mais concreta no início dos anos dois mil quando a comunidade começou a se organizar e enviar ofícios a Arquidiocese de São Salvador. Um dos principais problemas para se criar uma paróquia era a estrutura, problema que com esforço da comunidade e a fundamental ajuda da diocese de Mântova na Itália foi resolvido.

Foto: Alan Cardoso


Em plenos festejos da padroeira de Acupe o então arcebispo da Arquidiocese de São Salvador Dom Geraldo Magela afirmou que aceitaria a criação da nossa paróquia o que só veio acontecer um ano depois com a presença do bispo auxiliar Dom Gregório da Paixão.
A Paróquia que tem 14 Comunidades se confraternizou nesse 28/11/2011 com a comunidade e alguns padres Que durante esse tempo trabalhou em Acupe.

Foto: Alan Cardoso



Fontes: Arquivos Rádio Comunitária Esperança
Livro Acupe Minha Terra.


http://twitter.com/#!/allancarddoso
http://www.aestoriadahistoria.blogspot.com/
28/11/2011

Nenhum comentário: