Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Primavera para TODOS

… (23 de Setembro), início da primavera, época em que aprendemos a acreditar que após os frios e escuros meses de inverno, a vida recupera seu esplendor... A primavera tem durante os séculos inspirado escritores, compositores e tantos outros artistas além de fazer renascer em todos nós a esperança de dias melhores.

Foto: Alan Cardoso - 2010


Entretanto, sem querer ser pessimista a atual conjuntura, não só em Acupe, é pouco inspiradora. Analisemos apenas que comemorar a instalação de um caixa eletrônico antes de ter formas de gerar renda e poder usá-lo é no mínimo por o carro diante dos bois, não mim admira que infelizmente, tenha ocorrido o que aconteceu... Afinal, trata-se de um benefício... Não pra maioria... Mas um benefício... Diante de FATOS como esse e outros que certamente virão, pois ano que vem é ano de eleições, fica a impressão de estarmos sempre no inverno á esperar que venham os moderados e animadores raios de sol da Primavera.


Foto: Alan Cardoso - 2010





















Os jovens da comunidade, sem opções por aqui, continuam sua migração tal qual os nossos ancestrais nômades, aliás, essa parece ser a única alternativa. E nós? O povo? Parecemos conformados com essa interminável estação sem flores... Aliás, como senti o perfume das flores de nossas arvores se essa fragrância concorre com o mau cheiro dos esgotos a céu aberto?
É preciso dizer que a Chegada da primavera nos traz esperanças... Mas como permanecer com ela quando lembramos que nossas crianças ficaram dias sem ter aulas por que suas carteiras foram pra Santo Amaro. Sem pavimentação, esgoto, iluminação e agora ameaça de despejo... Definitivamente não é na primavera que os moradores da “portelinha” estão vivendo. Ao contrário dos vizinhos do conjunto habitacional de Saubara. Ah! Os responsáveis por tudo isso estão... Ou lá ou por aí... Rondando o poder, e nós? O que achamos? Lembrei agora do Chico Buarque de Holanda, até quando ficaremos á olhar a banda passar? Vejo que a primavera, tal qual imaginamos não é pra todos... Mas qual a origem disso? Jean-Jacques Rousseau explicaria? Enfim, a exemplo de Martim Luther King também acho que: O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.
Continuo trabalhando para que chegue o dia em que democratizaremos a primavera e a colocaremos à disposição de TODOS, Assim como o escaldante calor do verão e os tenebrosos ventos frios do inverno, só assim teremos frutos suficientes para TODOS no outono de nossas vidas...


Alan Cardoso
alan.cardosoferreirasantos@gmail.com
http://twitter.com/#!/allancarddoso
http://www.aestoriadahistoria.blogspot.com/
22/09/2011

Nenhum comentário: