Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Município de Santo Amaro Realiza Conferencia de Controle Social, Tentando Cumprir o Calendário de Discursões Populares Propostas Pelo Governo Federal

Tentando cumprir o calendário de discursões populares propostas pelo governo federal a prefeitura municipal de Santo Amaro realizou nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2012 a I Conferência municipal sobre transparência e Controle Social.

Foto: Alan Cardoso


A CONSOCIAL que foi realizada no Teatro D. Canô e no Pontão de Cultura (Casa do Samba) teve o objetivo de promover a transparência e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

Foto: Alan Cardoso


Foram realizadas diversas palestras onde foram colocadas as várias maneiras que a sociedade tem para controle da gestão pública, entre elas: ouvidorias, conferências, mesas de diálogo, fóruns, audiências e consultas públicas, orçamento participativo, conselhos de políticas públicas entre outros.

Foto: Alan Cardoso




A CONSOCIAL teve como público alvo a Sociedade Civil Organizada, Representantes dos Conselhos, Representantes do Poder Público e cidadãos interessados.


Foto: Alan Cardoso



No decorrer da conferência foram realizadas eleições para delegado (a)s que representarão o município de Santo Amaro na Conferencia Estadual, os representantes da comunidade de Acupe elegeu a Sra. Maria Conceição Chagas para participar da etapa estadual das discursões que acontecerá em Salvador nos dias 29 e 30 de março. Além de representantes da sociedade civil foram eleitos representantes do poder público e dos conselhos municipais de políticas públicas.


Foto: Alan Cardoso



A comunidade de Acupe conseguiu através de seus representantes aprovar duas propostas de mecanismo de controle social, capacitação e engajamento, foram elas:
Obrigatoriedade da realização de Sessões itinerantes da Câmara de Vereadores nos distritos do município e a realização de um fórum anual municipal com as comunidades remanescentes de Quilombo do município.





O que a sociedade espera é que as propostas que surgiram durante as discursões nessa conferencia, assim como as outras, possam sair do papel e se fazer na prática, dessa forma além de melhorar a gestão pública a população se sentirá mais motivada a participar e discutir outros assuntos de interesse da sociedade.




http://twitter.com/#!/allancarddoso
http://www.aestoriadahistoria.blogspot.com/
01/03/2012

Nenhum comentário: