Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Eleições na Colônia

A difícil disposição da mudança

O conteúdo desse texto não tem a pretensão de fazer juízo de valor sobre ninguém, entretanto confesso que o que mim motivou a fazê-lo foi às eleições da colônia de Pescadores Z-27 em Acupe. Sabemos que mudanças são sempre acompanhadas por desconfianças, afinal é natural ter medo do que não conhecemos... Entretanto, não partilho do pensamento continuísta... Acredito ser saudável o revezamento do poder e mais... As mudanças nos cargos de chefia fortalecem as instituições, o contrário, fortalece pessoas e isso é perigoso.
Mas... De onde vem esse medo da mudança? Porque não escolhemos os melhores a pesar de termos o privilégio de poder fazer isso se quisermos? Porque as minorias têm dificuldades de se organizar em torno de um objetivo coletivo? São perguntas cujas respostas estão nas mais remotas raízes de nossa história, como povo colonizado fomos durante séculos impedidos de acreditar em nós mesmos e nos de nossa linha social, fomos forçados a acreditar que só os ditos detentores do conhecimento podem nos representar, mas... Quem mais tem conhecimentos sobre nós mesmos?
Mudanças são necessárias e muitas vezes até inevitáveis, entretanto necessitamos de coragem para fazê-las, o presidente Lula ao vencer as eleições disse: A esperança venceu o medo... Pensando um pouco... Está faltando esperança?

Alan Cardoso

Nenhum comentário: